sexta-feira, 3 de junho de 2011

O que são gêneros textuais?

O que são gêneros textuais?

Todos os textos, verbais ou não-verbais, se classificam em algum gênero de acordo com suas propriedades e estrutura. Sendo praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em determinado momento histórico.

Os gêneros são modelos comunicativos e servem, muitas vezes para criar uma expectativa no interlocutor e prepará-lo para determinada reação. Operam prospectivamente, abrindo o caminho da compreensão, como frisou Bakthin (1997).

Há a questão da relação oralidade e escrita no contexto dos gêneros textuais, desde os mais informais ate os mais formais e em todos os contextos e situações da vida cotidiana. Se fundem em critérios externos (sócio-comunicativos e discursivos).

Para Douglas Bilber (1988), os gêneros são geralmente determinados com base nos objetivos dos falantes e na natureza do tópico tratado.

Os gêneros textuais surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas e institucionais do que, por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.

É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. E esta visão segue a noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa. A língua é tida como uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem, contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

“Quando dominamos um gênero textual, dominamos uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações particulares.” A apropriação dos gêneros é um mecanismo de fundamental socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas.

Segundo Bronckart os gêneros operam, em certos contextos, como formas de legitimação discursiva, já que se situam numa relação sócio-historica com fontes de produção que lhes dão sustentação muito alem da justificativa individual.

0 comentários: